C.C.C. Barreiras

22 junho 2007

Festa dos Tabuleiros-Tomar






"Em Tomar realiza-se a tradicional Festa dos Tabuleiros de quatro em quatro anos no principio de Julho, a qual traz à cidade muitos turistas nacionais e estrangeiros. Esta Festa tem como origem o culto do Espírito Santo instituído no séc. XIV. A devoção ao Espírito Santo foi criada pela Rainha Santa Isabel. No adorno dos Tabuleiros, das casas e das ruas, encontramos flores, o pão e as espigas de trigo que são elementos típicos das antigas e tradicionais festas das colheitas. Na Festa dos Tabuleiros para além do tradicional Cortejo, realiza-se também o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo, os Cortejos Parciais, as ruas ornamentadas pela população, os Arraiais e os Jogos Populares e a Pêza, tudo isto ao longo de três dias. No ano que se realiza a Festa dos Tabuleiros, as cerimonias só têm início no Domingo de Páscoa ou dia da Ressurreição. As cerimónias iniciam com a saída das Coroas e Pendões acompanhados com fogueteiros e músicos. As Coroas e os Pendões são respeitantes a todas as freguesias do concelho de Tomar. O Cortejo dos Rapazes realiza-se no Domingo antes do Grande Cortejo e só participam crianças. O Cortejo do Mordomo antigamente chamado Cortejo dos Bois do Espírito Santo, realiza-se na sexta-feira antes do Grande Cortejo. Este Cortejo integra parelhas de bois á cabeça e um conjunto de carruagens e cavaleiros. As ruas da cidade são ornamentadas pelos populares e no fim é realizado uma eleição, na qual são contempladas as ruas com melhores decorações. O Grande Cortejo realiza-se ao Domingo, as janelas da cidade são decoradas com as vistosas toalhas para receberem a passagem dos tabuleiros. O Cortejo começa sempre com os fogueteiros que se trajam de branco e uma faixa encarnada, seguem-se os gaiteiros e as bandas. Por ordem a seguir aos músicos vem o Pendão do Espírito Santo conduzido pelo Presidente da Câmara, seguidamente os convidados de honra que transportam três Coroas e por fim Pendões e Coroas de todas as freguesias bem como os respectivos Tabuleiros devidamente ornamentados e conduzidos por pares. Os pares que levam os Tabuleiros, elas vão trajadas de branco com uma fita colorida a cruzar o peito e levam na cabeça os Tabuleiros, eles vão trajados com uma camisa branca, calças escuras, barrete ao ombro e a gravata tem que ser da cor da fita da rapariga. O Tabuleiro tradicional tem que ter a altura da rapariga que o leva e é decorado com flores de papel, espigas de trigo, 30 pães de 400g cada enfiadas em canas que saem de um cesto de vime decorado com um pano branco bordado, no topo do Tabuleiro leva a Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo. No dia a seguir ao Grande Cortejo é tradição distribuir o pão e a carne – Pêza – pelos necessitados do concelho.
O Mordomo Atempadamente a população Tomarense é convidada para a Casa Grande do Concelho com o intuito de decidirem os parâmetros necessários para a realização da Festa, nomeadamente a eleição do Mordomo (a candidatura é individual.
Saída das Coroas
No Domingo de Páscoa inicia-se a Festa, com a saída das Coroas e Pendões das Freguesias. Esta Procissão é acompanhada por tamborileiros, gaiteiros, bandas de música e fogueteiros. A primeira parte do percurso começa na Misericórdia até à Igreja de S. João, onde irá decorrer uma missa solene, seguidamente a procissão percorre todo o percurso que os Tabuleiros irão percorrer em Julho. Depois deste evento, esta Procissão irá repetir-se sete vezes, na qual irão ser apresentadas algumas Coroas e Pendões da Cidade e Freguesias.
Cortejo dos Rapazes
Em 1991, retomou-se o Cortejo dos Rapazes, que é uma tradição da Festa dos Tabuleiros e que estava suspensa á mais de 100 anos. O Cortejo dos Rapazes foi a solução mais adequada para que as crianças (de jardins de infância e escolas básicas do concelho) participassem na Festa dos Tabuleiros, uma vez que estes não podem desfilar no Grande Desfile dos Tabuleiros. O Cortejo dos Rapazes é realizado no Domingo antes ao do Cortejo Principal.
Cortejo do Mordomo
O Cortejo do Mordomo realiza-se na sexta-feira anterior ao Cortejo dos Tabuleiros. O Cortejo do Mordomo, antigamente chamado Cortejo dos Bois do Espírito Santo, simboliza a entrada na cidade dos bois do sacrifício que, no passado viriam a ser abatidos para a distribuição da carne. Actualmente este Cortejo é composto de carruagens e cavaleiros com as parelhas de bois a abrir, participam também neste Cortejo várias entidades oficiais e personalidades desta cidade, bem como o Mordomo da Festa, o Presidente da Câmara e os elementos da Comissão Central da Festa.
Cortejo dos Tabuleiros e o Traje
O início do Cortejo dos Tabuleiros é marcado com gaiteiros e fogueteiros, seguem-se o Pendão do Espírito Santo e as três Coroas dos Imperadores e Reis. Depois e logo atrás apresentam-se os Pendões e Coroas de todas as Freguesias. Este Cortejo é composto por centenas de casais, elas vestidas de branco com uma fita colorida a cruzar o peito e levam consigo os Tabuleiros, os homens vestem camisa branca com as mangas arregaçadas, calças escuras, barrete ao ombro e gravata da mesma cor da fita da rapariga. O Cortejo é finalizado com os carros triunfais do pão, da carne e do vinho. Estes carros são puxados por bois de cornos dourados e fitas pendentes.
O Tabuleiro
O Tabuleiro é composto por 30 pães de formato especial com 400 gramas cada, estes são enfiados em 5 ou 6 canas. As canas estão aplicadas num cesto de vime, que está envolto em pano branco bordado, estas são rematadas no alto com uma coroa encimada pela Cruz de Cristo ou Pomba do Espírito Santo. Todo o Tabuleiro é decorado com flores de Papel, verdura e espigas de Trigo. O Tabuleiro deve sempre ter a altura da rapariga que o transporta.
A Pêza
É tradição na segunda-feira depois do Grande Cortejo, que se faça a distribuição da carne, do pão e do vinho (benzidos no dia anterior), pelos mais necessitados da cidade. Antigamente havia a tradição do Bodo, que era uma confraternização entre todos os que se quisessem associar, comia-se a carne e o pão dos Tabuleiros. Actualmente mantêm-se esta Tradição, mas numa vertente solidária.
Ruas Populares
As ruas do Centro Histórico e não só, são ornamentadas com milhões de flores de papel de todas as cores e feitios, todo este trabalho é elaborado por moradores das ruas. As ruas ornamentadas ficam vedadas ao trânsito, uma vez que estas são abertas ao público/turistas na sexta-feira á noite antes do Grande Cortejo. Cada rua tem a sua decoração e a sua história, no fim todas são distinguidas com uma menção especial.
Jogos Populares
No Sábado anterior ao do Grande Cortejo, vão chegando de manhã, das Freguesias, nos Cortejos Parciais, as centenas de Tabuleiros que no dia a seguir irão desfilar. Nesse Sábado á tarde, decorrem no Estádio Municipal, a final dos Jogos Populares, isto porque em todas as Freguesias, semanalmente, decorreram as respectivas etapas de apuramento dos participantes em jogos tradicionais, como por exemplo: tracção de cordas, subida ao pau ensebado, corrida de bilhas e pipas, chinquilho..."




Mais Informações em: http://www.tabuleiros.org/


 
Counters
Web Site Counter
Bob Sinclar Lyrics
Bob Sinclar Music Codes
Music Codes by SongArea.com